Uma reunião da Conferência sobre Desarmamento em 1979 na Câmara do Conselho do Palácio das Nações, em Genebra, que foi estabelecida pela primeira sessão especial da Assembleia Geral dedicada ao desarmamento (SSOD I). Crédito: UNIDIR.

O caso de uma nova sessão especial da Assembleia Geral da ONU sobre desarmamento

Por Sergio Duarte

O escritor é embaixador, ex-alto representante do Escritório de Assuntos de Desarmamento das Nações Unidas e presidente das Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Mundiais.

BELO HORIZONTE, Brasil | 7 de dezembro de 2023 (IDN) - Setenta e oito anos atrás, quando a Segunda Guerra Mundial estava prestes a terminar, o temor de um confronto armado entre as principais potências que emergiam como líderes de uma parte significativa da comunidade internacional começou a crescer à medida que os dois rivais desenvolviam capacidades nucleares.

Como sabemos, o que aconteceu foi um prolongado confronto político e ideológico sem conflito militar direto entre eles, que ficou conhecido como a "Guerra Fria". Em algumas partes do mundo, no entanto, a luta pela influência política deu origem a várias guerras convencionais locais com muitas baixas e altos custos econômicos e sociais.

Os principais vitoriosos da Segunda Guerra Mundial conseguiram estabelecer normas e instituições que possibilitaram manter sob controle o relacionamento difícil entre eles. O acordo sobre a composição e os poderes do órgão primordialmente responsável pela manutenção da paz e da segurança, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi fundamental nesse sentido. Cada uma dessas cinco nações recebeu um assento permanente, juntamente com a capacidade de impedir qualquer decisão contrária aos seus interesses.

Qualquer mudança nessa estrutura passou a depender da concordância de todas as cinco potências, estabelecendo assim seu status privilegiado. Para participar da construção de "um mundo livre do flagelo da guerra", os demais membros da comunidade internacional concordaram em aceitar a divisão assimétrica de direitos e responsabilidades e a primazia dessas potências na condução do relacionamento entre as nações.

A primeira sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em janeiro de 1946, teve a chance de chegar a uma decisão que poderia ter mudado drasticamente as relações internacionais e aberto uma nova era de cooperação nuclear pacífica para o benefício da humanidade como um todo. Ainda sob o impacto do horror dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, a Assembleia adotou por unanimidade a Resolução nº 1, que estabeleceu uma Comissão encarregada, entre outras coisas, de fazer propostas para a eliminação das armas atômicas.

No entanto, a desconfiança e a animosidade entre os Estados Unidos e a União Soviética impediram o progresso da iniciativa e a Comissão foi finalmente dissolvida em 1948 sem cumprir seu mandato. Em vez disso, a organização internacional voltou-se para o debate de medidas parciais de não proliferação nuclear e controle de armas. O objetivo original de "eliminação" ficou cada vez mais distante desde então.

Até o momento, o mundo sobreviveu à ameaça nuclear

No entanto, até o momento, o mundo sobreviveu à ameaça nuclear, talvez por uma combinação de habilidade, sorte e intervenção divina. Até o momento, mesmo em momentos de crises muito graves, uma troca nuclear entre os principais participantes foi evitada. Com o tempo, os rivais conseguiram chegar a acordos entre si com o objetivo de aumentar sua própria segurança e inspiraram a adoção de vários instrumentos para regular o equilíbrio mundial de poder. Apesar de sua profunda desconfiança, os canais de comunicação entre eles foram mantidos abertos e foram fundamentais para facilitar a conclusão de entendimentos para evitar um confronto militar real.

Entre os acordos celebrados nas primeiras décadas da Era Atômica estão os diversos instrumentos que definiram, em diferentes momentos, o tamanho e a localização das forças militares e estabeleceram mecanismos para a construção e o fortalecimento da confiança. Os mais relevantes são os que derivam da Ata Final da Conferência de Helsinque sobre Segurança e Cooperação na Europa, de 1975, especialmente os conhecidos pela sigla CSCE, bem como os acordos entre os Estados Unidos e a União Soviética (posteriormente Rússia), como as séries SALT, SORT e START sobre armas nucleares, o tratado INF sobre mísseis nucleares de alcance intermediário, o tratado ABM sobre sistemas de defesa antimísseis e o tratado "Open Skies" sobre observação mútua.

Nesse contexto, vale a pena mencionar o entendimento decorrente da solução da crise dos mísseis cubanos em 1962, que resultou no estabelecimento pioneiro de um sistema de comunicação direta entre o Kremlin e a Casa Branca, que ficou conhecido como "o telefone vermelho".

Com exceção do tratado New START de 2010, nenhum dos acordos mencionados acima está em vigor atualmente. Sabe-se que os EUA e a Rússia vêm reduzindo suas forças nucleares aos limites acordados e, em 2021, seus presidentes anunciaram conjuntamente a decisão de estender esse tratado até 2026 e "embarcar juntos em um diálogo bilateral integrado de estabilidade estratégica em um futuro próximo", por meio do qual "buscam estabelecer as bases para futuras medidas de controle de armas e redução de riscos". Os dois líderes também reafirmaram o mantra Reagan-Gorbachov de 1967 de que "uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada". Desde então, a comunicação significativa e o diálogo oficial construtivo entre as principais potências parecem ter praticamente cessado.

Até o momento, não houve nenhum acompanhamento prático dessas intenções declaradas. A guerra na Ucrânia, na qual quatro países com armas nucleares estão envolvidos, não é um bom presságio para o progresso em um futuro próximo. Enquanto isso, todos os nove detentores de armas nucleares têm dedicado amplos recursos tecnológicos e financeiros ao desenvolvimento de seus arsenais.

O TNP ainda está em vigor

No campo multilateral, o instrumento mais importante concluído durante a Guerra Fria e que continua em vigor é o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), promovido pelos Estados detentores de armas nucleares com o objetivo de impedir que outras nações desenvolvam essas armas e, ao mesmo tempo, reservar para si a posse exclusiva delas. O restante da comunidade internacional - com exceção de quatro Estados - concordou em renunciar à opção de armas nucleares em troca da promessa de progresso em direção ao fim da corrida armamentista nuclear e ao desarmamento nuclear.

Outros instrumentos multilaterais ainda em vigor adotados nesse período tratam basicamente da não proliferação, proibindo armas nucleares em locais e ambientes onde elas não existiam, como a Antártida (1961), o espaço sideral (1967) e o fundo do oceano e seu subsolo (1972). Em 1963, a Rússia e os Estados Unidos negociaram e assinaram um tratado que proibia explosões de testes nucleares na atmosfera e debaixo d'água (PTBT), complementado, trinta e três anos depois, pelo Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT), que proibiu todas as explosões de testes em todos os ambientes.

Apesar da ampla adesão, esse último tratado ainda não entrou em vigor por falta de assinatura e ratificação de determinados Estados nominalmente mencionados em seu Artigo XIV. A Rússia revogou recentemente sua ratificação do CTBT, citando relatos de que os Estados Unidos e a China, que não o ratificaram, estão pensando em retomar os testes subterrâneos.

O progresso na obtenção de resultados significativos na busca do desarmamento nuclear tem sido lento e desigual. Nenhuma arma nuclear jamais foi destruída ou desmantelada em virtude de um instrumento multilateral. As partes de zonas livres de armas nucleares estabelecidas, abrangendo 114 países, exigiram, sem sucesso, que os cinco Estados com armas nucleares que assinaram os protocolos anexos aos tratados relevantes retirassem suas interpretações sobre a introdução de armas nucleares nessas áreas. Muitas partes do TNP consideram que os Estados nucleares não estão cumprindo os compromissos assumidos nesse tratado.

A dificuldade crescente de se chegar a consensos significativos nas conferências periódicas de revisão do TNP contribui para a falta de confiança na eficácia desse instrumento. Essa situação, juntamente com uma maior conscientização dos efeitos catastróficos de qualquer detonação nuclear, deu origem à negociação de um tratado para proibir as armas nucleares e levá-las à eliminação.

Adotado em 2017 e conhecido por seu acrônimo em inglês TPNW, esse novo instrumento já foi assinado por 98 estados, dos quais 29 ainda precisam concluir seus requisitos internos para ratificação. O TPNW entrou em vigor em 2021 e, desde seu início, foi objeto de uma feroz campanha de oposição por parte dos Estados que possuem armas nucleares e alguns de seus aliados, que o consideram "contraproducente" e afirmam sua intenção de manter seus arsenais nucleares pelo tempo que considerarem adequado.

A Guerra Fria reaparece com características mais alarmantes

Os desenvolvimentos descritos nos parágrafos acima indicam que a construção de acordos e regras na esfera nuclear tem se tornado cada vez mais controversa. Ao mesmo tempo, a confiança nas instituições e nos instrumentos elaborados ao longo das últimas décadas diminuiu. Há uma percepção generalizada por parte da maioria da comunidade internacional de que as obrigações assumidas pelas principais potências em tratados internacionais não estão sendo observadas. O tamanho geral dos estoques foi reduzido drasticamente, mas novas armas mais furtivas, mais rápidas e mais perigosas estão sendo desenvolvidas e adicionadas aos arsenais existentes, o que equivale a uma verdadeira proliferação tecnológica.

A hostilidade que lembra a Guerra Fria reaparece com características mais complexas e alarmantes. Promessas não cumpridas, aspirações frustradas, perpetuação de desigualdades e prioridades conflitantes levam a uma luta por influência e hegemonia entre os principais polos de poder, lado a lado com atores menores cujas divergências também podem arrastar a humanidade para um conflito capaz de desencadear sua própria extinção.

A consciência dos riscos nucleares iminentes dos tempos atuais deve revigorar a determinação de abrir uma nova era de entendimentos voltados para o futuro sobre o desarmamento nuclear. A retomada dos contatos entre as principais potências em vários níveis é essencial, assim como a garantia da mais ampla participação em acordos futuros relevantes para a segurança de todos os Estados.

Nesse sentido, a necessidade de convocação de uma nova Sessão Especial da Assembleia Geral sobre Desarmamento é cada vez mais evidente. Em 1978, o primeiro evento desse tipo (SSOD-I) adotou um documento equilibrado sobre desarmamento, controle de armas e não proliferação, com importantes diagnósticos e recomendações. A SSOD-I também reorganizou a estrutura do mecanismo das Nações Unidas nesses campos.

Uma nova Sessão Especial sobre Desarmamento seria decisiva para atualizar essas descobertas e instituições e contribuir para a revitalização do tratamento multilateral de questões de interesse vital para a comunidade internacional como um todo. [IDN-InDepthNews]

Foto: Uma reunião da Conferência sobre Desarmamento em 1979 na Câmara do Conselho do Palácio das Nações, em Genebra, que foi estabelecida pela primeira sessão especial da Assembleia Geral dedicada ao desarmamento (SSOD I). Crédito: UNIDIR.